# Siga o Barão no Facebook

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

O top 5 de cada área do conhecimento no ENEM 2015

Confiram ESSE Artigo Escrito por Isabelle Figueirôa, Retirado do site de www.vestibular.ne10.uol.com.br/

A pouco mais de um mês das provas do Enem, o Blog Vestibular NE10 conversou com o professor de física Osvaldo Govone, um especialista no exame.
“As provas do Enem são muito extensas, normalmente o aluno que não está preparado não consegue cumprir o prazo”, disse Govone, que é gerente editorial de provas e vestibulares do Sistema COC de Ensino. O professor orienta os feras a resolverem as provas dos últimos três anos porque, assim, ele vai se acostumar com o estilo da prova.
Baseado nos concursos anteriores, o professor arriscou os assuntos que podem ser explorados nas quatro áreas do conhecimento e traz alguns conselhos específico para responder as 45 questões de cada uma delas.
CIÊNCIAS DA NATUREZA
“A matriz inclui as disciplinas de física, química e biologia, mas não há divisão clara entre elas, pois os assuntos vêm mesclados”, ponderou o professor. O aluno deve ficar atento ao interpretar as tabelas e os gráficos. Temas frequentes nesta área são:
1. Energia (consumo, transformação, circuito elétrico, fontes de energia)
2. Genética
3. Evolução e Ecologia
4. Estequiometria e funções orgânicas
5. Equilíbrio químico e Termoquímica
CIÊNCIAS HUMANAS
Integra as disciplinas de história, geografia, filosofia e sociologia. “Aqui os assuntos também vêm misturados, com ênfase na história contemporânea e história do Brasil”, destaca. Dificilmente história geral, antiga e medieval cai na prova.
1. Movimentos sociais
2. Impacto das tecnologias
3. Relações entre o urbano e o rural
4. Meio ambiente
5. Cidadania
MATEMÁTICA
A prova possui muitas tabelas, gráficos e figuras geométricas para o aluno analisar e interpretar. “O aluno precisa fazer a leitura dessas imagens”, aconselha o professor.
1. Porcentagem
2. Probabilidade
3. Progressão aritmética
4. Funções
5. Cálculo de volume e área
LINGUAGEM E CÓDIGOS
Essa área reúne língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física, tecnologia da informação e comunicação. “O exame mistura muito as normas cultas e popular”, explica.
“O aluno precisa tomar cuidado com a coerência textual, não cair em contradição e desenvolver argumentos sólidos com informações relevantes, para isso, a dica é ficar muito atento com as notícias do cotidiano”, conclui.
1. Gêneros textuais
2. Figuras de linguagem
3. Funções da linguagem
4. Compreensão/interpretação textual
5. Coerência textual (no caso da redação)
REDAÇÃO*
1. Crise migratória na Europa
2. Polêmica dos taxistas contra aplicativo de carona
3. Desigualdades no mundo
4. Mobilidade nos centros urbanos
5. Educação e novas tecnologias
* Govone não acredita que temas relacionados à política nacional sejam abordados este ano.  “Novas configurações das famílias no século XXI” também é uma aposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário